Grupo Sagrado Riso leva a arte e a alegria aos pacientes da Rede SUS do DF no período natalino

 

De 20 A 30 de dezembro, os hospitais regionais da Rede SUS do Distrito Federal de Samambaia (HRSAM), Taguatinga (HRT), Ceilândia (HRC),  e Asa Norte (HRAN) contam com a visitação de 24 artistas do projeto do Grupo de Circo e Teatro Sagrado Riso, no qual levarão a arte do Clown, o riso e a poesia aos pacientes, acompanhantes e funcionários da Saúde. Será um momento ímpar da palhaçaria hospitalar no Distrito Federal, em que, pela primeira vez, um grande número palhaços capacitados atuarão na Saúde em um mesmo período.

 

A iniciativa faz parte do projeto Sagrado Riso – O poder da palhaçaria na Humanização Hospitalar Hospital, idealizado pelo Grupo Sagrado Riso e contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).  A ação é a complementação das atividades do curso Profissão Palhaço, realizado pelo Grupo, na Casa do Cantador, em Ceilândia e na Escola Parque 307/308 Asa Sul, no mês de novembro. O objetivo do curso foi de capacitar pessoas e aprofundar as técnicas e a história da palhaçaria, tendo como foco a atuação de palhaços na área da Saúde. Dos 40 aprendizes do curso, foram selecionados 24 para a segunda etapa do projeto, chamado de Estágio Probatório, no qual, 12 duplas levarão o universo do clown durante o mês de dezembro para os quatro hospitais públicos.

 

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Alessandra Vieira, serão 11 dias de estágio probatório, sendo um total de 384 horas de atuação e de experiência prática dos palhaços em hospitais. A véspera e o dia de Natal pretendem ser a data mais aguardada pelo Grupo:  “Será um momento muito especial, pois o período de festas de final de ano é um dos momentos em que o paciente e os acompanhantes, se sentem mais fragilizados emocionalmente, que mais precisam de alegria, solidariedade e carinho e essa troca entre os palhaços e o público, acredito que será muito gratificante para todos”, ressalta Vieira.

 

A arte da palhaçaria a cada dia ganha mais espaço na área da Saúde, como metodologia para humanizar o atendimento e o tratamento de pacientes que passam a maior parte do tempo internados. De acordo com estudos científicos, como o do professor em psicologia, o inglês, Jeffrey H. Goldstein, a presença do palhaço proporciona o riso e contribui para uma melhoria significativa no processo saúde-doença. O riso aumenta a imunidade, promove analgesia natural e boa aceitação ao tratamento terapêutico tradicional pelo paciente. Além disso, toda equipe médica e profissionais do hospital podem se beneficiar, pois o riso também ajuda na diminuição do estresse, melhora o humor, fortalece as relações, entre outras vantagens.

 

A fase do estágio probatório dos 24 palhaços antecede a terceira e última fase do projeto Sagrado Riso – “O poder da palhaçaria na humanização hospitalar , em que serão selecionados oito artistas para compor o elenco oficial do projeto do Grupo Sagrado Riso, em 2017.

 

Conheça a lista dos(as) artistas selecionados(as) do estágio probatório: 

  1. Agnes Macedo Passos - Palhaça Senhorita Cat 

  2. Ananda Cristine A. de Moura - Palhaça Tomada

  3. Clarice César Dias - Palhaça Amendoim

  4. Cláudia Jeane Silva Rêgo - Palhaça Dinamite

  5. Cláudia Lima de Andrade - Dona Encrenca Faisquente

  6. Daniela Santos Santana - Palhaça Porteira

  7. Edvan Soares Nery de Oliveira - Palhaço Cravo da India

  8. Eutildes Vilela Menegaz - Palhaça Dona Zureta

  9. Fernanda Caminha dos Santos - Palhaça Safira Jeny

  10. Gabriel Gonçalves - Palhaço Bocó

  11. Gabriel Melo Soares - Palhaço Biruliro

  12. Hávilla Borges Sobreira - Palhaça Riponga Jonys

  13. Jordana Coury Jaber - Palhaça Pudim de Ritalina

  14. Lemar Rezende - Palhaço Sóóóóónoguete

  15. Lorena Alves de Oliveira - Palhaça Piaba Frita de Pirarucu

  16. Ludmila Evelyn P. Neves - Palhaça Dona Turbércula

  17. Luiz Carlos P. Lima - Palhaço Piruca

  18. Marcelo Carvalhedo Nenevê - Palhaço Sansão

  19. Natália Ingrid R. Sena Takano - Palhaça Espaguete

  20. Nelma M. C. dos Santos - Palhaça Parafusa, confusa mas na sua

  21. Rayene Pereira de Carvalho - Palhaça Raposa

  22. Rosimeiry Aparecida Carvalho - Palhaça Chiclete

  23. Silvana de Faveri - Palhaça senhora D

  24. Thaís Antonoff dos Santos - Palhaça Senhora X

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Grupo Sagrado Riso leva a arte e a alegria aos pacientes da Rede SUS do DF no período natalino

December 20, 2016

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Contato:

  • Facebook Social Icon

gruposagradoriso@gmail.com 

61. 99319.3636 - Alessandra Vieira

Apresentação: